Archivos de diario de noviembre 2021

11 de noviembre de 2021

Maratona de 200 dias

A partir de hoje lancei a mim um desafio único, jamais feito antes, consistindo em fotografar a biodiversidade da Universidade Federal do Acre em alguns pontos estratégicos, contribuindo com a ciência em geral, divulgando os organismos do local onde vivo. A prioridade são artrópodes, abarcando todas as ordens existentes dentro das áreas verdes do campus, ou pelo menos tentar, já que há diversos fatores limitantes, sendo o principal a falta de tempo devido a graduação, mas tentarei de alguma forma encaixar ainda que seja 1h de observação.
Depois seguirei com os vertebrados, sendo que tais registros poderão ajudar os docentes que trabalham com cada grupo, fornecendo-lhes dados que possam assegurar que uma determinada espécie ainda ocorre na localidade.
Por último e não menos importante, contudo, mais trabalhoso, fotografar microrganismos, indo desde os fitoplânctons tal como as Diatomáceas e pequenos animais, a exemplo de Hydras, Rotíferos, Nematóides e outros. Para isto, precisarei contar com o apoio de laboratórios que possam me ceder microscópico óptico para realização das observações.

Em minha graduação participo de projetos de pesquisa, extensão e residência pedagógica inerentes ao meu curso, bem como monitorias de algumas disciplinas de interesse. Nas horas vagas dou minicursos, fotografo e administro junto com outros colegas eventos no iNATURALIST tais como: CNC, GBS e Minicursos/Oficinas usando a plataforma.

Com tal iniciativa, busco contribuir principalmente com o conhecimento acerca da biodiversidade de meu estado que, infelizmente no Brasil afora é esquecido, mas que existe e abriga formas de vida exclusivas da região. Possui a maior diversidade de anuros de todo o planeta, ocorrência de plantas novas para a ciência sendo que a cada 10 coletas 1 (uma) é espécie nova, presença de aves endêmicas, etc. Sendo assim, trabalhos de levantamentos da flora e fauna, bem como participação da comunidade através da ciência cidadã, torna o processo de descobertas de novos indivíduos e a compreensão de sua distribuição muito mais rápida e dinâmica, fornecendo dados científicos a todo o mundo.

Agradeço a todos os naturalistas que identificam minhas imagens.
Vamos nessa!!!

Publicado el noviembre 11, 2021 03:03 TARDE por isaac_oliveira isaac_oliveira | 4 observaciones | 1 comentario | Deja un comentario

Archivos