Diario del proyecto Desafio da Natureza Urbana 2021: Baía de Guanabara, RJ, Brasil

02 de abril de 2021

Desafio Mundial da Natureza Urbana 2021


Região Hidrográfica da Baía de Guanabara


Nós, da organização do Desafio da Natureza Urbana 2021 – Baía de Guanabara, o convidamos a participar e contribuir para a ciência cidadã com as suas observações de espécies da vida selvagem, especialmente no período acima indicado. Este Desafio é parte de uma iniciativa patrocinada e organizada pela California Academy of Sciences (CALACAD) e pelo Natural History Museums of Los Angeles County, EUA, em nível mundial, através da plataforma iNaturalist.org. A plataforma, por sua vez, é uma iniciativa conjunta da CALACAD e da National Geographic Society (NAT GEO).


O que é o Desafio Mundial da Natureza Urbana 2021?


É um "Safari Fotográfico" ou uma Bioblitz. “Bio” significa vida e “blitz” fazer algo rápido e intensivamente. Tem como objetivo encontrar e identificar o maior número possível de espécies, numa área específica, em um curto período de tempo, funcionando como um inventário biológico. Propicia a aproximação das pessoas ao ambiente natural que as cerca como forma de engajá-las nos muitos processos possíveis para preservação do meio ambiente e sua biodiversidade. De modo prático, é uma saudável “competição” entre cidades e regiões de todo o planeta visando coletar evidências da presença do maior número possível de espécies selvagens, nativas ou não, em cada localidade participante. O desafio de 2021 será o sexto a ser realizado. Em 2020, alcançou um total de 815.258 observações realizadas por 41.165 pessoas em 244 projetos. Foram identificadas 32.600 espécies distintas neste esforço mundial. As informações de 2020 estão aqui , em inglês,


Como participar?


Primeira Fase de coleta de registros, fazendo observações (fotos e gravação de sons) entre 00:01 horas do dia 30 de Abril e 23:59 horas do dia 03 de Maio de 2021, com os indicadores Número de Registros (observações) e Número de participantes. A segunda fase de 04 de maio a 09 de maio, se destina a identificação das espécies. Para aderir, clique no link abaixo para acessar o projeto e, após, no botão “Participe”:


Desafio da Natureza Urbana 2021: Região Hidrográfica da Baía de Guanabara




Com a sua adesão, todos os boletins publicados antes, durante e depois do Desafio, serão enviados automaticamente para a aba “Notícias” na app do celular e no “Painel de controle” da homepage no computador. A qualquer tempo você poderá tirar dúvidas, propor ou informar qualquer assunto do seu interesse na área de comentários deste e dos próximos boletins.


Por que recebi uma notificação me convidando para ler este boletim?


Porque, em primeiro lugar, você está ou esteve ativo no iNat, na área geográfica de abrangência do projeto. Ou seja, você já demonstrou interesse no levantamento da biodiversidade na sua região. A adesão permitirá que você tenha acesso aos boletins informativos que, idealmente, irão se tornar um tipo de mural e orientar com relação a etiqueta on-line, características físicas relevantes das espécies, fontes de informações taxonômicas e científicas, guias de campo e dados sobre os parques locais, estaduais e nacionais. É nossa expectativa que a comunidade crie grupos de interesses comuns (observadores de aves, estudantes, escoteiros, ciclistas, fotógrafos e outros) , virtuais ou não – neste caso com observância das regras para atividades em espaços abertos. Também desejamos a participação de todos na divulgação e promoção do projeto bem como a obtenção de novas adesões para o iNaturalist. Se estiver lendo este boletim em um computador, aproveite e copie o link acima e envie para pessoas do seu relacionamento que possam se interessar em participar. Desde já, agradecemos.


Se você não estará na área geográfica de abrangência deste projeto entre 30 de Abril e 3 de Maio, verifique em qual dos seguintes você poderá contribuir com suas observações da natureza.


CNC Rio Branco e leste do Acre 2021
City Nature Challenge 2021: Grande Curitiba, Brasil
City Nature Challenge 2021: São Paulo e Região Metropolitana
Desafio da Natureza Urbana 2021: Baía de Guanabara, RJ
Desafio da Natureza Urbana 2021: Brasília e RIDE, DF/GO/MG
Desafio da Natureza Urbana 2021: Manaus e Região Metropolitana
Desafio da Natureza Urbana 2021: Porto Alegre, RS Brasil


Mas, e se a pandemia (COVID-19) ainda não estiver resolvida?


Temos, no meio urbano, em nossas residências, na escola, no trabalho inúmeros canteiros com flores e plantas, jardins, gramados, árvores e arbustos, assim como nas ruas, quadras e praças. Uma borboleta que pousa na vidraça do apartamento ou escritório, mariposas atraídas por uma lâmpada no pilotis do prédio, uma coruja-buraqueira que fez ninho junto a uma calçada, insetos esmagados no para-brisas do carro. Plantas nativas e cogumelos são excelentes candidatos. Certamente estarão invadindo uma área menos cuidada de um jardim público. Parques urbanos, se abertos, serão ótimos para a observação de aves diversas e outros animais, desde que estejam abertos e que se obedeça as restrições de contato social em vigor. Também são válidas observações de evidências da existência de um ser como, por exemplo, rastros, ninhos, penas, caixas abandonadas de marimbondos e vespas, flores e frutos caídos, etc.


Como as minhas observações serão identificadas?


A comunidade mundial dos iNaturalistas é composta por cientistas-cidadãos – observadores de modo geral – mas, também, por um sem número de cientistas e especialistas em todas as áreas de conhecimento. São botânicos, biólogos, zoólogos, professores de ciências e ecologistas das mais diversas especialidades. No período de 04 a 09 de Maio de 2021 todos estarão prontos para auxiliar na melhor identificação taxonômica possível para todas as observações feitas em todo o mundo. As interações e trocas entre você e a comunidade é feita diretamente, via comentários e sugestões de identificação na própria observação.


Como planejar a minha participação?


Prepare-se para registrar deste as primeiras horas de sexta, dia 30 de abril, plantas, flores, insetos, aves, seja em casa, no seu jardim, no caminho para o trabalho/escola, no trabalho, seja onde você estivar, Fotografe e registre o máximo possível de organismos no 4 (quatro) dias do Desafio. Defina pelo menos uma manhã ou uma tarde para uma saída (individual ou em dupla) a um parque, praça, praia, lagoa ou ilha para registrar organismos. Saídas em grupo não são permitidas, no máximo em pequenos grupos familiares, respeitando o distanciamento, usando máscara e álcool gel. Sugerimos que sejam feitos pelo menos 10 (dez) registros por dia, somando nos 4 (quatro) dias do Desafio uns 50 ou mais registros.
Fotografando uma borboleta em uma flor, faça duas observações, uma observação no iNaturalist com fotos focados na borboleta (diferentes ângulos se possível) e uma segunda observação com fotos da planta (inclua fotos das folhas, o caule/tronco e a planta inteira).



@a_isca_e_o_anzol,@abiliosimeao,@abraao_inacio,@acfilho,@acrobaticb,@adele3,@adilson_garrido_da_cruz,@adolfocelso,@adrianajover,@adriano_franca,@afonsopaiva,@agrumser,@ailas,@alan_aragao,@alan_araujo,@alef4,@aleixvellozo,@alessandra222,@alessandrapaiva,@alessandraresendemarquesoliveira,@alessandrazager,@aletaquinn,@alex_1_alves_de_siqueira,@alex_moraes,@alex1503,@alexander562,@alexandre_cunha,@alexandre236,@alexandremontenegro,@alexeufenix,@alexiacone,@alexluzitano,@alexluzitanos,@alexsandro_carneiro,@alicelc_,@aliceobservou,@aliceportela,@alicevazdemelosalvadordeoliveira,@alicole,@aline_castilho,@aline_teles_braga,@aline179,@aline192,@alinearaujo,@allanmdsouza,@amanda1883,@amejdalani,@ana_claudia_siqueira,@ana_julia_alves,@ana_raquel,@ana1018,@ana1082,@ana848,@ana956,@ana992,@anacarolina27,@analivia,@analusa2,@anamfn,@anavilella,@anderson99,@andersonbritomeira,@andiebnz,@andre_costa,@andrea1388,@andrea2037,@andreaviegas,@andrebenedito,@andremicaldas,@angelocorra,@aninhatleal,@anna_carolyne_da_cruz,@anna_karolina,@anna_luiza__machado,@anna1762,@annavelosos,@annes6,@antonio679,@antonioholzmeister,@antordur1,@apnicolau,@apreuss,@aranda87,@archiverde,@argelmartha,@ariadne7,@ariane_braganca,@ariane_sadhaka,@arine,@arthur_souza,@arthur235,@artur_pereira,arturbezerra,@arturrochasilva,@augustomagalhaes,@austin322,@azlin_brisola,@barros_leandro,@bart_bijen1,@benoit96,@bernardo_cunha_pellegrini_de_carvalho,@bernardo77,@bernardobaldeijaleite,@bernardoegito,@bernardofrz,@bernardopellegrini,@betaniia,@bettinadungs,@bia_portugal,@biancaduque_,@biancalaviski,@bilicius,@blaise3,@blenda3,@bluesplanta,@bluets,@bobjorge,@bomfimari,@bpiovani,@brendasalles,@bruna2911,@brunabcm,@brunamascotte,@brunaperees,@brunaperes,@bruno_bastos,@bruno_ola,@bruno165,@bruno471,@brunobittar,@brunolim,@bubuena,@bugcatcher_,@cabral1,@cabrochu,@caio11,@caio19,@caiodm,@caiok,@camila_teixeira1,@camilaesrodrigues,@camilapds,@camilasouza,@camilla19,@candidoecf,@canhoto,@canta4,@carla1326,@carla332,@carlaandreiacarvalho,@carlos_alberto3,@carlos_britez,@carlos_henrique1,@carlos_kronemberger,@carlos_longo,@carlos_rabello,@carlos_rocha,@carlos975,@carlosjanuzzi,@carmemc,@carmenlucia1,@carol_castro,@carolina420,@carolinarocha,@carolinda_sc,@caroline_laranjeira,@caroline_moulin,@carolino,@carolmsouz,@cassiano_pereira_barbosa,@cassiogrds,@cassiojonesdeoliveira,@cb_gamer,@cdonner,@cecilia242,@ceciliacronemberger,@cesar253,@cesargil,@cesarmanducas,@charlesavenengo,@cidawerneck,@clara163,@clarasalomao,@claricecgp,@claudia_cal,@claudia_ly,@claudia_marin,@claudio_antunes,@claudiomac,@conradomcf,@conradopavel,@cottakaua,@cr_chaves,@creeklisa,@cris6636,@cristeper1954,@cristian_de_paula,@cristianeribeiro,@cristina_silva1,@cristine_ariel,@crm211b,@cruz_acr,@cyn13,@daimacedorj,@damata,@dan799,@dani196,@daniel_adao,@daniel_brotto,@daniel2333,@daniela715,@danielbtx,@danielle_santanna,@danmhaddad,@dantas_bs,@danyellebio,@davi_adriano,@davi26,@davi34,@david05,@dbfuller1,@debora_batista,@debora_costa,@decasas,@deisegodoy,@deisesalves,@deiverson,@demir2,@denerfabriciolinsdossantos,@denezzz,@denise468,@denniswross,@derick13,@desmiodossantos,@dian_benjamin,@dibaeis,@didiecunha,@diego_nunes,@diogo51,@diretorajurema,@djennefer_ferrari,@dmitri5,@dorivalmachado,@douglas_ribeiro,@douglas189,@drbh2o,@dycampelo,@dyone_souza_moreira,@e_bio_canal,@edarruda,@edersonoliveira,@edipo,@edu30,@eduarda18,@eduarda19,@eduardo460,@eduardo535,@eduardo545,@eduardoaugustoferreira,@eduardobarros1,@edvandroabreuribeiro,@ekmoody,@elaine_mafra,@elcio2,@eldersalgueiro,@eli_m,@eliane48,@eliardo_oliveira,@elisa168,@elise,@ellenmeirelesbrando,@el-markos,@eloa2,@elviocotrim,@emiliana13,@emily_creasey,@enzofodao13,@eric936,@erico6,@erikafariaqqq,@erikaqk,@esteticista,@esther_juca25,@esthergovea,@euflavinhoaraujo,@evelin_navega,@evelynfs,@fabia4,@fabiano_caloto,@fabio229,@fabioivoperdigao,@fabolapinheiro,@facui,@fdsprm,@fedragm,@felipe_alcantara,@felipe_antunes,@felipe_martins,@felipe339,@felipe354,@felipe387,@felipealtarugio,@felipedm,@felipesalles,@fer65,@fernanda317,@fernanda328,@fernanda375,@fernandadiamant,@fernando_padrao_de_figueiredo,@fernando551,@fero,@fffacklam,@fgenu,@filipecosta,@filipegpinheiro,@fillipesoares,@fitti,@flasanmor,@flavia_pinheiro,@flavia74,@flavia83,@flaviguana,@flavio3,@flavio75,@flavio93,@florianradel,@flvia16,@francisco_inciarte,@franciscopacha,@francogiu,@fred288,@froessps,@gabi_v,@gabiii11,@gabimhnatura,@gabo39,@gabriel_0601,@gabriel_pereira_07,@gabriel_santos,@gabriel_viana,@gabriel502,@gabriel507,@gabriel589,@gabriel754,@gabriel76,@gabriel778,@gabriel816,@gabriela_mota,@gabriela393,@gabrielabonfim,@gabrielacta,@gabrielasardinha,@gabrielepinheiro,@gabriellamarques,@garoiu,@garverica,@geococcyx,@geraguzman,@gerlainecosta,@gess,@gi_fifis,@gia16,@giancarlo_cininni,@gilbaiao,@gildaesteves,@gisavalverde,@gisele45,@glaucia_santos,@gleice_gloria_soares,@gptm,@graziellecorapi,@gregoriusdesama,@guilherme_paiao,@guilherme40,@guilhermedutra,@guilhermeoliveira,@guilhermerichard,@guilhermewendelss,@guivasquez,@gusmahler,@gustavogaiao,@gutotiberto,@hamilton_j_teixeira,@hanna30,@hannajacobdemoraes,@helenapereiradequeiroz,@heloisa8,@henrique_farias,@henriquekronemberger,@hiramtoledo,@hugoyudi,@iasmin2,@ighor_vasconcelos,@igor_costa,@igor143,@igor152,@igorfranca,@indie_tv,@inesaparecida,@ingrid224,@isaac_pinto,@isadora_li,@isamartini,@ito_algae_fungi,@ivankhh,@izabel_souza,@izabel11,@jacques6,@jacquesperroyrebelli,@jacrie,@jamesaikins,@jamesluiz,@janaina_mercante,@janaina_santos,@jandesiderio,@janine_heineman,@jaqueline_souza,@jaqueline39,@jaqueline52,@jblep,@jeane_pinheiro_de_carvalho,@jeferson_ribeiro_amaral,@jeffcarvalho,@jefferson51,@jessica_brito,@jessiiicorrea,@jfherculano,@jgpannunzio,@jheffambrosio,@jionvieira,@jkirwan,@jlia15,@joana85,@joanap,@joao_gabriell_bernardes,@joao_lucas_almeida,@joao_paulo_marques,@joao_pedro,@joao84,@joaquim_pedro_pantaleao,@joelma3,@joescience1,@joice_gouveia,@joice5,@jon347,@jonas241,@jonathalc,@jonathan146,@jonathancampbell,@jooricardo1,@joovictorcardoso,@joovitor2,@jorge804,@jorgefelipecoluma,@jorggil,@jose_de_souza_moura_moura,@jose916,@joseph2212,@josreginaldo,@joycebertuzzi,@jpgm,@jstohler,@ju46,@juchaffin,@julia_martinelli,@juliadott,@juliagdn,@juliana_bonafe,@juliana2305,@julianadias,@julianaloppes,@julianaszsv,@julianelli,@julicris,@julio_kantina_soares,@juliomagalhes,@junior_carlos,@kacau,@kadu1,@kaiorodrigues,@kamanes,@kamarroig,@karin257,@karyna_ninna,@kenya15,@kestreldemarco,@keylahaydenmacrio,@kienberg,@konrady1,@kuroshio,@lana_ramos,@lapasta,@larissa141,@larissa89,@larissateles,@larissaurorex,@larissavelasquez,@laryssabernarde,@laurenhelana,@laurinha1,@law8,@lc_coleopteros,@le26,@lecn,@lenageise,@leo_petropolis,@leonam,@leonardo_artusi,@leonardo_de_matos,@leonardo_guilherme,@leonardoazevedo,@leonardobergamini,@leticia158,@letpais,@levesquk,@lianabrazil,@libi2,@lidia_mn,@lifespulse,@lilian_simoes_garcia,@lilly_esquerdo,@livis_a,@llap,@lohansantos,@lohaynemorena,@longuinho,@loren35,@lowiegiesbertz,@lrss,@luan16,@luana68,@lucas_paul,@lucas_polola,@lucas417,@lucas463,@lucas557,@lucas566,@lucas617,@lucas7eixeira,@lucasbarros,@lucasbijen,@lucasgarcia1,@lucasleal,@lucasluisdefreitasjustino,@luciana_franco,@luciana129,@lucianachiyo,@luciane_andrade,@luciane12,@luhma,@luis_felipe_carvalho,@luis1167,@luisacardoso,@luiz_bandeira,@luiz_camargo_jr,@luiz_fernando_scott,@luiz_gustavo_torres,@luiz76,@luiza27,@luiza59,@luizalb,@luizaldeia,@luizcarlos3,@luizcarnevale,@luizfelipe7,@luizfelipesoares,@luizfernandomoreira,@luizgustavo,@luizsouto,@luiztp,@luthcia_caulino,@luzia7,@lvcasfiat,@lzgd,@magna_medas,@maiara_faustino,@maira_carvalho,@maira16,@malu10,@malu15,@malulopes,@manoelmanoel,@manulage,@manustours,@marcella_lucas,@marcellamoraes,@marcellaritton,@marcelle_laranjeira,@marcellefreitas,@marcellinha,@marcelmacedo,@marcelo_braga,@marcelo_m,@marcelo_soares,@marcelobrotto,@marcia_andrea_carvalho_parreira,@marcia_dias,@marcia_faria,@marcioxavier,@marco955,@marcoapedro,@marcoaurlio1,@marcoaurliogonalvesdasilva,@marcos208,@marcos225,@marcos229,@marcos32,@marcosdias,@marcospatrick,@marcosschmidt,@marcosviana,@marcusborba,@marcuspazos,@maria_ana,@maria_edenir,@maria_fernanda_machado_de_oliveira,@maria_julia_chibante,@maria_lucia,@maria_luiza_de_freitas_azevedo,@maria_luiza_lavrador,@maria_paula2,@maria_vieira,@maria1224,@maria1519,@maria1750,@mariafernandaalves,@mariafernandamartins,@mariaisabelaoliveira,@mariamello,@mariana_motta1,@marianamontenegro,@marianelapini,@marianne218,@mariaserrano,@marieneamaralmotta,@marihelena,@marijkedeboer,@marilia_marini,@marimari1,@marina485,@marinacarvalho,@marinalevy,@mario564,@mariomalagodi,@mariomarinato,@marise2,@marisnocatpiss,@marllon_aguiar,@martinskc,@masimone,@matheus103,@matheus53,@matheusdacri,@matheusfreitas,@matheusmendes,@matheusnithack,@matheussoares1,@mathyas,@matteo252,@mattheusmota,@mauroacsel,@mavii_moreira,@maximilianooliveiradasilva,@mayara4,@mayarasfwr,@mayconu7,@mdt1900,@mesquita,@messias1,@mferalonso,@michaelp36,@michele546,@michellebprado,@michelotto,@miguel688,@miguelcosta1,@milton_araujo,@mily4,@mlauraaraujo,@mmedrano,@mnicafernandes,@moissschneiderman,@monica_machado,@monique206,@monserratleal,@monycris,@mourawill,@mpoltosi,@mrcio12,@mrhellio,@mrskcoddas,@murillovarella,@musadeninguem,@nailamachado,@nandacardoso,@nanouch,@nardo_pinto,@natalialambruribeiro,@natasha243,@nathalia_braga,@nathalia_paixao_conceicao_barros,@nathalia39,@nathalia56,@nathaliadasnevescardoso,@neisi,@nelson106,@nerdlimao,@nice6,@nicholasjlocke,@nick_penagaricano,@nicobijen,@nicolechristinecostaferreira,@nicolleribeiro,@nil7,@nilceia,@nilzeti_borba,@nis47,@nivia-sch,@noobmaster699,@npedrozo,@nuiri,@nuraya,@osael,@oscarneto1,@otavioherz,@pablo477,@pamelapequeno,@pamelaportela,@pamelasmr,@paolamoussatche,@paolathompson,@patricia_barretto,@paula_fernanda1,@paula642,@paulaa1,@paulampa,@paulo130,@paulogilbran,@paulomop,@pazoscarol,@pcarvalhosoares,@pdrluna,@pdro22,@pedrinhoneves,@pedro_achiles,@pedro_kelmer,@pedro_lago,@pedro196,@pedro346,@pedro438,@pedro573,@pedroantoniopedro358,@pedrobasile,@pedroguimares,@pedrojioia,@pedropaz,@pedrosilva1,@pedrozero,@pedrxferreira,@perrel,@petersontaylor,@phillipengelking,@phoenixfisherkane,@pierre_maffre_dupuis,@pietroferreira,@polianavilhena,@polianavilhena,@popeyebr,@preta_nascimento,@prima_alcalina,@priscilamontebello,@priss_,@prista,@profeta_da_pomerania,@proflouiseschiatti,@psycobobo,@quelraquel,@raelgus,@raf4ael,@rafaela_miranda,@rafaela55,@rafaella10,@rafaellaleal,@rafaelmariante,@rafaelreisrafinha,@rafaelsm,@rafaeltravassos,@raiane2,@rainerdungs,@raissa28,@raissao,@ramonantelo,@raony,@raphael74,@raphael95,@raquelrst,@raquelsampaio,@rayane200,@rayanne1,@rayara_duarte,@rayene,@raylangodoy,@rcruz55,@rebeccaubertini,@recc,@regina107,@reginamagalhaes,@renata_mortoni,@renata193,@renatablc,@renataperrone,@renataribeiro,@renato104,@renatogdossantos,@renee_gomes,@reribas,@reynaldo_fernandes,@rezende,@rferrao,@rfraga,@rhuanornilo,@rianlimafidelesdesouza,@ria-vogels,@ricardino,@ricbrazil,@rickoreilly,@rickribeiro1,@rimfirejudd,@ripleyrm,@rita_batista,@roberta99,@roberto_valenca,@robertoleonan,@rod3,@rodrigo_mayworm,@rodrigo_pill,@rodrigo_ruffo,@rodrigo2017,@rodrigodepes,@rodrigowoll,@rogerin,@rogerio_cardoso,@ronaldthor,@ronnei,@rosa_russo,@rosana14,@rosana29,@rosanezainotte,@rosani,@rosianebacigalupo,@rosinete1,@rosymaplemoth,@rrmiranda,@rscraquelcosta,@rsimkovich,@rsoaresm,@rsula3,@rubens_miranda,@rubens8,@ryskalla,@sabrinafanucci,@sadbirder,@samara_grangeiro,@samara35,@samaralimadasilva,@samuel_pipano,@samuel510,@sandra_melo,@sandro_amaro,@sara_gawantka,@sarah_araujo,@sarahazevedo,@sararancic,@saratudes,@sascho,@scaramouche,@sejanaturalista,@sergio_bastos,@sergio_cabral,@sergio_soares,@severo1,@shellytucano,@siddasanches,@sidney_tavares_de_souza,@sidneyteixeirajr,@sik8,@silvio_cunha,@sitiodaceandrobert,@sobreiro,@sofiarabello,@sonia_dias_de_andrade,@sonia_maria,@soniareginapereira,@soniarepe,@sosfalandoaverdadenuaecrua,@sougeo,@spidergirl01,@srgiofagundes,@srickey,@stawi,@stephaniechauvin,@stephanyguilherme,@stespinal,@suelen13,@susu7,@tadeurosa,@tainah,@tainara5,@tainarasoares,@talithalavatori,@tamires9,@tamiris1,@tarcilla,@tatiana_aquino,@tauana1,@tbctiago,@teresa_cristina,@thais46,@thaisa_lisboa,@thaisapossas,@thaisgama,@thaisme,@thanize,@thas21,@thaynara6,@thentomologist,@thhiago,@thiaghera,@thiago_00,@thiago108,@thiago63,@thiago64,@thiagohenrique2,@thiagookling,@thiagorebelo,@thibaudaronson,@thomaz_ribeiro,@thomaz45,@tiagomacedo,@tiagoragauskas,@tiberiov,@titico,@tstrauch,@tsuzita,@ttafuri,@urbinaurbana,@uyla,@vagner7,@val101,@valdivinomenezes,@valeria360,@valerie_smith,@vanessa_de_fatima_borges_de_oliveira,@vanessa529,@vanessagraziela,@vanessalino,@vania_pulig,@vanizialucia,@vemarks,@vera178,@veronica_carvalho,@vhsap,@vicenteamorim,@victor_nunes,@victor719,@victor724,@victoriabarreto,@victoriabastos,@victormedella,@victorvelloso,@vilmarberna,@vinicavalheiro,@vinitrq,@virginia176,@vitor65,@vitorbarbosa,nrol,@vmussel,@waggma,@wallace_tojal,@walldeck,@wanderlanpitangui,@warnken,@welington3,@wilian4,@william_esteves,@william_guimaraes,@willian_becker,@wim24,@xiomara24,@yasminfreitss,@yuriribeiro616,@zegoli,@zehjunior,@zeka,@ziza1,@felipesafischer

Ingresado el 02 de abril de 2021 por ericfischerrempe ericfischerrempe | 0 comentarios | Deja un comentario

Flyer do Desafio Mundial da Natureza Urbana 2021

...

Ingresado el 02 de abril de 2021 por ericfischerrempe ericfischerrempe | 0 comentarios | Deja un comentario

03 de febrero de 2021

Levantamento continuado da Biodiversidade na Região Hidrográfica da Baía de Guanabara

Car@s,
A adesão ao Desafio está caminhando muito bem.

Muitos apoiadores argumentam que é preciso realizar um levantamento continuado da bidodiversidade na Região, ou seja, não devemos ficar restritos aos 4 dias do DESAFIO MUNDIAL DA NATUREZA URBANA 2021, de 30 de abril a 03 de maio de 2021.

Atendendo a esta reivindicação e para que você veja seus registros novos e antigos na Região, criamos o projeto "Levantamento da Biodiversidade na Região Hidrográfica da Baía de Guanabara". Os maiores observadores já se encontram inscritos e mais de 70% das observações e 90% das espécies identificadas foram decorrentes da atividade dos membros
Todos os membros já inscritos para o Desafio foram incluídos no projeto a seguir:
https://www.inaturalist.org/projects/levantamento-da-biodiversidade-na-regiao-hidrografica-da-baia-de-guanabara.

Comissão Organizadora do Desafio - IBG

Lembramos que a função de comentários a esta publicação está habilitada!

Ingresado el 03 de febrero de 2021 por ericfischerrempe ericfischerrempe | 0 comentarios | Deja un comentario

01 de febrero de 2021

Observações de Janeiro na Região Hidrográfica da Baía de Guanabara - RHBG

Em janeiro 198 usuários incluíram 1.694 observações da RHBG no iNaturalist.
Destes

  • 42 usuários já aderiram ao desafio;
  • aproximadamente 40 são turistas e não estarão aqui durante o Desafio; e
  • 48 são novos usuários do iNAT, alguns bem ativos com mais de 25 observações já incluídas, quase uma por dia.
Número de observações por usuários e número correspondente de usuários no mês de janeiro:
  • 01 observação - 106 usuários;
  • 02 observações - 27 usuários;
  • 03 observações - 20 usuários;
  • 04 observações - 9 usuários;
  • 05 observações - 5 usuários;
  • 06 observações - 4 usuários;
  • 07 observações - 3 usuários;
  • 08 observações - 0 usuários;
  • 09 observações - 2 usuários;
  • 10 observações - 3 usuários;
  • Acima de 10 observações - 19 (2x 11, 12, 13, 16, 21, 2x 22, 26, 28, 30, 35, 36, 44, 60, 116, 189, 306, 318)
    Os que mais fizeram observações em janeiro de 2021 tiveram uma média diária de quase 10 observações/dia.

Durante o Desafio espera-se que cada participante realize pelo menos 10 observações.
  • Indo uma vez a campo você já consegue este quantitativo.
  • Mesmo quem ficar em casa consegue este quantitativo, com fotos da janela, flores e insetos nas luminárias, etc...
Uma questão relevante para o desafio e para conhecimento da biodiversidade local será a identificação das espécies. Incríveis 774 espécies foram identificadas por 320 identificadores. inclusive muitos estrangeiros mostrando o poder de interação e intercambio de informações do iNaturalist. Este número ainda vai subir, pois o processo de identificação está em curso. A média de 20 espécies por dia é interessante mas pequena para os dias do desafio. Será que conseguiremos identificar 1000 espécies nos quatro dias do Desafio? Isto vai depender:
  • do número de participantes e de quantas observações cada participante irá fazer;
  • e de quão bem conhecemos os organismos em nossas áreas de observação:
Se você já tirou muitas fotos em um local, no seu jardim, na praça, na UC que irá visitar, uma boa parte dos organismos você já conhece e rapidamente serão identificados. Sempre aparecem surpresas e muitas coisas novas, mas os conhecidos você já tem a espécie e não vai mais perder tempo com identificação.
  • faça um roteiro com as espécies e locais de ocorrência para a sua trilha durante o desafio. Misture trilhas/caminhos conhecidos e trilhas/caminhos novos para aumentar o numero de observações, mas também ter um número elevado de espécies identificadas. A repetição de observações feitas em períodos anteriores é permitida e desejada. Em plantas você verifica, floração, frutificação, perda de folhas, etc....

Então, utilize o mês de fevereiro para treinar, para tirar fotos e gravar sons de diferentes organismos. Teste trilhas e caminhos em dupla ou pequenos grupos, se a pandemia permitir. A segurança vem em primeiro lugar.
Não alimente os animais, Não deixe resíduos, mesmo orgânicos na mata, pois você poderá estar transmitindo doenças para os animais locais, muitos deles vasculham latas de lixo e vão atrás de restos jogados no mato.

Equipe Organizadora do Desafio
P.S.: Lembrando que está habilitada a função de comentários a esta Publicação!
Quem ainda não participa, temos um grupo no WhatsApp, onde a comunicação é mais ágil.
WhatsApp 61 9 81583754

Ingresado el 01 de febrero de 2021 por ericfischerrempe ericfischerrempe | 0 comentarios | Deja un comentario

30 de enero de 2021

Ajuste da data no Projeto para a data do DESAFIO MUNDIAL DA NATUREZA URBANA 2021

Car@s membros,
os organizadores do Desafio vão subir este projeto agora no início de fevereiro para o site do evento (City Nature Challenge 2021) e será necessário ajustar a data para os dias 30 de abril de 2021 a 03 de maio de 2021.
Para ver as observações feitas diariamente basta acessar e/ou se tornar membro do Projeto: "Biodiversidade nos Municípios da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara": https://www.inaturalist.org/projects/biodiversidade-nos-municipios-da-regiao-hidrografica-da-baia-de-guanabara-rj-brasil, que é um projeto do tipo GUARDA-CHUVA (Umbrella) e congrega projetos de cada um dos município da Região Hidrográfica, assim como, projetos específicos (REGUA, Bosque da Barra, Parque do Flamengo).
Conforme forem sendo criados projetos dos parques, Jardins, Hortos e Unidades de Conservação (municipais, estaduais, federais e particulares) estes serão incluídos aqui.

Se você sabe de um projeto criado no Inaturalist, que se encontra na Região Hidrográfica, favor nos avise, para que seja incluído.
Muitas Unidades de Concervação - UCs, Organizações não Governamentais - ONGs e Organizações Governamentais - OGs estão aderindo ao Desafio.
Buscamos ajuda para viabilizar a participação do maior número de pessoas e de organizações.
Contamos com seu apoio na divulgação, assim como, na participação durante o evento.
Atenciosamente,
Equipe organizadora do Desafio Mundial Projeto da Baía de Guanabara
Instituto Baía de Guanabara e Onda Verde

Ingresado el 30 de enero de 2021 por ericfischerrempe ericfischerrempe | 0 comentarios | Deja un comentario

14 de enero de 2021

ATIVIDADES DURANTE O DESAFIO MUNDIAL DA NATUREZA URBANA 2021

Nas duas primeira semanas de janeiro tivemos contatos diversos e vislumbramos muitas atividades INDIVIDUAIS e/ou EM GRUPO:

  • Disponibilização de trilhas para a observação Individual ou em grupos pequenos (familiares), de animais, plantas, fungos e musgos. Dependendo da situação da pandemia, poderão ser ofertados passeios guiados: IBG, Onda Verde, REGUA, PE dos 3 Picos, PE da Serra da Tiririca, PARNIT, Fundação de Parques e Jardins do Rio de Janeiro;
  • Organização de uma noite das mariposas, atraídas por luz artificial: REGUA;
  • Trabalhos de Educação Ambiental: Onda Verde, IBG;
  • Mergulho fotográfico: IBG na RESEX Itaipu (e talvez Ilhas do Rio);
  • Passeio $pago$ com pescador(es) pela APA de Guapimirim para realizar observações fotográficas da fauna e flora dos Manguezais do fundo da Baía de Guanabara - IBG (Será em grupo e vai depender da situação da pandemia permitir)
  • Formar um grupo para realizar uma trilha fotográfica em uma das centenas de áreas disponíveis na Região Hidrográfica da Baía de Guanabara.
    Observação: Os Parques estaduais e a Resex dependem de aprovação da Secretaria Estadual, o PARNIT depende de autorização do novo Secretário Municipal.

Gostaríamos de pedir a cada um dos mais de 55 membros do Projeto, para contatar:
  • Instituições que poderiam vir a desenvolver atividades durante o Desafio Mundial;
  • Centros Acadêmicos de universidades e faculdades públicas e provadas com cursos de biologia, geografia, engenharia ambiental, florestal, agronomia e outros cursos com alunos interessados em fotografar e registrar a biodiversidade;
  • Professores, projetos científicos, pesquisadores;
  • Organizações governamentais e não governamentais que trabalham com meio ambiente e sustentabilidade; assim como,
  • qualquer pessoa interessada.

Nós criamos um grupo de WhatsApp para trocar ideias e agilizar a comunicação.
Mande uma mensagem para 61 9 8158-3754 que te colocamos no grupo.
Se você tiver uma ideia de atividade mande uma mensagem pelo inat, pelo WhatsApp ou para os e-mails: adauri@baiadeguanabara.org.br, tayanalouzada@gmail.com, eric.fischer@ibama.gov.br, diogoluiz@ondaverde.org.br

Equipe Organizadora do Desafio Mundial da Natureza Urbana 2021: Baía de Guanabara

Ingresado el 14 de enero de 2021 por ericfischerrempe ericfischerrempe | 0 comentarios | Deja un comentario

01 de enero de 2021

RETROSPECTIVA 2020

É notável a grande movimentação de Inaturalistas observada na Região Hidrográfica da Baía de Guanabara em 2020:

  • De um total geral de 42.875 (todos os anos) observações realizada por 2.264 usuários tivemos
    em 2020 um total de 11.202 (26%) observações realizadas por 1.137 usuários (50%).

  • De um total de 7.034 espécies identificadas, 2.711 (39%) foram identificadas pela primeira vez ou novamente identificadas em 2020.
Monitorando a atividade de 07 a 31 de dezembro verificamos que n Região Hidrográfica em média:
  • ocorreram 47 novas observações por dia;
  • foram identificadas 9 novas espécies (no ano) por dia, entre elas novas no geral ou reidentificações);
  • ingressaram no Região Hidrográfica por dia 3 novos usuários, dentre eles turistas e novatos.
No total geral a distribuição das observações entre os Municípios da Região Hidrográfica mostra uma grande disparidade: Dados extraídos do projeto em 01/01/2021 9 horas:
  • Rio de Janeiro: 17.204 observações (40%):
  • Cachoeiro de Macacu: 11.012 observações (26%);
  • Nova Iguaçu e Mesquita: 6.778 observações (16%);
  • Petrópolis: 4.087 observações (10%);
  • Niterói: 1.374 observações (03%);
  • Duque de Caxias: 952 observações (2,2%);
  • Guapimirim: 558 observações (1,3%);
  • Magé: 228 observações (0,6%);
  • Itaboraí: 196 observações (0,5%);
  • Belford Roxo: 189 observações (0,4%);
  • São Gonçalo: 159 observações (0,4%);
  • São João de Meriti: 40 observações (0,1%);
  • Rio Bonito: 33 observações (0,1%);
  • Nilópolis: 28 observações (0.1%); e
  • Tanguá: 06 observações (0,0%).

A distribuição total (2020 e anos anteriores) você encontra no projeto:
https://www.inaturalist.org/projects/biodiversidade-nos-municipios-da-regiao-hidrogrfica-da-baia-de-guanabara-rj-brasil

Identificamos também que o PN da Tijuca é um dos campeões de observações, 3 que o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o PN da Serra dos Órgãos, a REGUA e o PE de Três Picos tem expressivo quantitativo de observações em ambientes nativos da rica Mata Atlântica.
Um exemplo a ser divulgado é o projeto do Jeanpaul: REGUA Biodiversity Celebration com quase 10 mil observações.
Cada um de nós deve escolher uma UC ou Parque e iniciar um levantamento destes com apoio do Inaturalist.

As áreas urbanas comportam a maioria das observações, com destaque para os jardins residenciais e parques urbanos, como o Parque do Flamengo, o PARNIT, o caminho do Bem-te-vi e vários outros mesclando organismos nativos e exóticos, assim como, plantados e selvagens.

Os manguezais, que são um ecossistema fundamental para o equilíbrio ecológico da Baía de Guanabara, quase não tem registros.
Também faltam registros subaquáticos de organismos marinhos na Baía de Guanabara e de lagoas costeiras.

Que em 2021 possamos ampliar as observações nos diferentes Municípios e nos diferentes ecossistemas da megabiodiversa Região Hidrográfica da Baía de Guanabara.

Instituto Baía de Guanabara

P.S.: Alteramos o período do Projeto no Inaturalist para 01 de janeiro de 2020 a 31 de março de 2021, objetivando registrar a atividade nos meses anteriores ao Desafio Mundial.

Ingresado el 01 de enero de 2021 por ericfischerrempe ericfischerrempe | 0 comentarios | Deja un comentario

24 de diciembre de 2020

FELIZ NATAL E UM ANO NOVO REPLETO DE ALEGRIAS, AMOR, PAZ E REALIZAÇÕES

Desejamos a todos que 2021 seja o início da superação da crise sanitária que atinge a todos no mundo, e que se torne um ano de muitas lutas e vitórias nas questões sociais e ambientais.
Que a solidariedade e a empatia sejam as marcas de um novo caminho.
Instituto Baía de Guanabara

Ingresado el 24 de diciembre de 2020 por ericfischerrempe ericfischerrempe | 1 comentario | Deja un comentario

13 de diciembre de 2020

Mais Membros Inscritos no Projeto

Car@s amig@s, senhores e senhoras,
estamos iniciando o trabalho para viabilizar a realização de atividades de observação de animais, plantas, fungos e musgos durante o 6º Desafio Mundial da Natureza Urbana, de 30/04/2021 a 03/05/2021.
Notem que são quase 1100 usuários ativos em 2020 (desde início do ano), e temos 14 como membros do projeto (em uma semana).
O planejamento de fato irá ocorrer a partir de janeiro.

Assim, vamos atuar em Dezembro para trazer mais MEMBROS, dentre os usuários do Inaturalist, para o projeto da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara.

AÇÕES PARA CADA UM DE NÓS:
Convide colegas, amigos, parentes, conhecidos que JÁ USAM O INATURALIST, para que se inscrevam como membros do Desafio Mundial na Região Hidrográfica da Baía de Guanabara.
Novos usuários, que não conhecem o Inaturalist também são muito bem vindos.

ESTATÍSTICAS DA REGIÃO HIDROGRÁFICA DA BAÍA DE GUANABARA (em 10dez2020)
................................................................TOTAIS................ATIVOS EM 2020

Observações (registros)...................39.750........................10.262

Espécies novas identificadas..............6.892.........................2.552

Usuários (Observadores).....................2.193..........................1.079

Agradecemos desde já o apoio!
Atenciosamente,
Comissão Organizadora do Projeto/IBG

Ingresado el 13 de diciembre de 2020 por ericfischerrempe ericfischerrempe | 0 comentarios | Deja un comentario

Archivos