Diario del proyecto Esquenta do Grande BioBlitz do Hemisfério Sul 2020: Brasil-Geral

19 de septiembre de 2020

Faltam 6 DIAS

Car@s INATURALISTAS,
aproveitem o fim-de semana para o esquenta.
Temos vários temas a serem explorados. Escolha os seus preferidos e teste.
1) Explore "o seu quadrado", ou seja, A SUA CASA: Tente encontrar 10 ou + organismos entre flores, plantas, formigas, borboletas, ervas daninhas, gramíneas, aranhas, lagartixa, etc..

2) Explore O SEU JARDIM: registre pelo menos 20 a 30 organismos, entre flores, inclusive flores de ervas daninhas, tipos de grama (com sementes), frutos, sementes, borboletas, abelhas, besouros, vespas, outros insetos, caramujos, lesmas, centopeias, lagartos, lagartixas, aves, sapinhos, etc.

3) Se prepare para a NOITE DA OBSERVAÇÃO DE MARIPOSAS, sábado dia 26 (em todo o hemisfério Sul): busque lâmpadas que atraem insetos anoite. Se quiser, pegue um lençol branco amarre debaixo de uma árvore (na vertical), e jogue uma forte fonte de luz nele, que deverão vir mariposas e insetos que se encontram na redondeza. em áreas urbanas menos que em áreas próximas a áreas verdes. É BOM FAZER O TESTE DO LENÇOL HOJE OU AMANHÃ, para verificar se o local e a estratégia de iluminação foi bem escolhida. Caso tenha sido fraca a atração de insetos, tem como mudar de local....

4) Domingo pela manhã é a hora da OBSERVAÇÃO DE AVES. Em razão da pandemia vá em duplas ou grupos pequeno nos municípios onde a visitação é permitida.
Ao registra as aves em foto ou som, tente identificar as árvores e plantas onde elas se encontram e/ou usam. Para a identificação de plantas, são necessárias 3 a 5 fotos:
a) planta toda, b) tipo de folhas, c e d) flor, fruta ou semente e e) em árvores o formato do tronco.

  • Observação DE FLORES E FRUTOS NATIVOS. Pesquise no esquenta, quais as flores e frutos que ocorrem em fim de setembro em sua região. Vá a parques e Unidades de conservação, em duplas ou grupos pequenos e além das flores, frutos e sementes, registre também os VISITANTES (insetos, répteis e aves) que se alimentam e/ou são polinizadores e dispersores de sementes. Descubra interações ecológicas muito interessantes e importantes.

5) Observação de ORGANISMOS AQUÁTICOS/MARGINAIS. Quem gosta de canoar, velejar, fazer esportes aquáticos, ir a praias de rios, lagos ou mar, mergulhar, pescar, tire um dia para registrar plantas e animais nas margens, e se puder realizar observações sub-aquáticas. Opcionalmente, visite ambientes alagados em rios, lagos e lagoas, manguezais, etc. registre a bidodiversidade destes ambientes, sem necessidade de mergulhar.

6) Observação de MORCEGOS. Se você gosta de morcegos teremos a noite da observação de morcegos na sexta, 25.

A instalação de comedouros para aves ou morcegos, pode ser feita para o evento. O ideal é começar hoje, para os animais se acostumarem com a localização da comida, sempre voltando. Isto leva de alguns dias a uma semana. Então comece hoje.
Hoje é o DIA INTERNACIONAL DA LIMPEZA, Peque uma garrafa PET de 2 litros ou maior e construa comedouros temporários:
a) fure a tampa e coloque uma corda.
b) corte uma abertura na lateral por onde um passarinho consiga entrar. Deixe uma bordinha de 3 a 5 milímetros no fundo.
c) passe um graveto para servir de poleiro e está pronto o comedouro para sementes pequena, ou grandes, pedaços de frutas, ou até mesmo, para bebedouro ou banho. (para piscinas, aumente a borda inferior para 1 cm.

Bem, são muitas opções.

Assim, além da observação EM SUA CASA ou EM SEU JARDIM (no seu quadrado) que podem ter registros de sexta a segunda, ou seja todos os dias, escolha mais UM a DOIS temas para fazer durante 1 a 3 horas observações no fim-de semana.

BORA FOTOGRAFAR A BIODIVERSIDADE.
Organizadores Nacionais!

Ingresado el 19 de septiembre de 2020 por ericfischerrempe ericfischerrempe | 0 comentarios | Deja un comentario

17 de septiembre de 2020

Faltam 8 dias para o Grande Bioblitz do Hemisfério Sul 2020: Brasil-Geral

Caras e caros Inaturalistas,
Faltam 8 dias para início do Bioblitz.
Reserve por dia 15 minutos para fazer observações em sua casa, no jardim, na quadra, no quarteirão, etc. mais 15 minutos para ver mensagens e sugestões de identificação no inaturalist.

Aproveite o último fim de semana antes do evento para fazer alguns testes em trilhas e parques, se isto for permitido em sua região.

Seguem algumas sugestões para atividades em casa no jardim, ou seja sem ter que ficar caminhando por parques e Unidades de conservação:

1) Mapeie em sua casa, no jardim ou no parque próximo as plantas e animais que você sabe onde ficam, em especial aquelas para as quais se chegou a uma identificação. Prepare um roteiro, para ir repetindo uma a uma as observações, aproveitando para registrar novas espécies. Busque gramíneas, ervas daninhas, florzinha, flores, frutinhas, frutos, plantas arbustos e árvores, assim como, aranhas, insetos, lagartos e lagartixas, aves, e tudo que for se apresentando a você;

2) Identifique plantas, flores, sementes e frutos que atraem insetos, aves ou outros animais. locais para banho também são interessantes. Faça listas de plantas que florescem e frutificam agora e são atrativas de diferentes animais.

3) Instale comedouros e bebedouros para aves e abasteça-os por uma semana.
Assim, as aves se acostumam, você já identifica a maioria durante o esquenta e elas estarão desfilando para você durante o BioBlitz.
Após o Bioblitz desmonte os comedouros e bebedouros, para evitar uma dependência das aves.
Mas se você estiver perto de uma área incendiada, deve manter (e talvez ampliar) os comedouros e bebedouros, buscando variar as frutas e sementes, até que a natureza volte a fornecer alimentos suficientes.

4) Peque um lençol branco, e procure um local para estendê-lo entre árvores. Jogue uma forte fonte luminosa para atrair mariposas e insetos. Lembre-se que sugerimos participar da NOITE DAS MARIPOSAS no sábado, dia 26 de setembro a noite. É muito legal participar com a família e amigos de seu convívio diários, sem formar grupos grandes.

Convide pelo menos 1 a 2 amigos por dia, ou seja, 10 a 15 amigos a participarem do Grande Bioblitz do Hemisfério Sul 2020.

Não esqueça de divulgar o evento no Facebook, Instagram, WhatsApp, Telegrama, por e-mail, etc...
Você deve fazer o "corpo a corpo virtual" e se tiver chance também o "presencial".
Neste último com máscaras, álcool e distanciamento seguro.

E se você tem dúvidas, não sabe ainda fazer observações com duas ou mais imagens ou sons, vá ao WhatsApp do grupo e pergunte. Meu celular é 61 9 8158-3754.
Vamos interagir e trocar experiências e ideias. Publique fotos e sons interessantes no WhatsApp e no Inaturalist.

Bora fazer registros!
Organização do Projeto Esquenta e do Projeto Brasil-Geral

Ingresado el 17 de septiembre de 2020 por ericfischerrempe ericfischerrempe | 0 comentarios | Deja un comentario

16 de septiembre de 2020

Bom dia membros do Projeto Brasil-Geral!

Faltam 10 dias para início da fase de observações do Grande BioBlitz do Hemisfério Sul 2020, cuja fase de observações ocorrerá de 25 a 28 de setembro de 2020 (sexta, sábado, domingo e segunda).

Desta vez o Brasil estará bem representado. Já temos 16 cidades/regiões participando, havendo uma inovação, o projeto BRASIL-GERAL, que permite aos inaturalistas de todo o Brasil, mesmo fora das cidades/regiões participarem. Mas é preciso se inscrever como MEMBRO.
https://www.inaturalist.org/projects/grande-bioblitz-do-hemisferio-sul-2020-brasil-umbrella

A vantagem de também se inscrever do projeto de sua região/município/cidade é poder receber notícias (com esta que você está lendo agora) sobre a programação local.

O ESQUENTA está mobilizando muita gente, já temos quase mil observações em setembro de 2020 dos membros inscritos. Isto é MARAVILHOSO. Porém é necessário conseguir MAIS PARTICIPANTES.
Neste momento temos duas frentes de divulgação:
1) Membros ativos do Inaturalist, como vocês, que já conhecem o INAT e só precisam entrar e realizar observações e sugerir identificações;
2) Novos membros, que não conhecem o inaturalist e que devem testar o portal e o aplicativo nestes 10 dias, para que na fase de observações consigam realizar mais de 10 observações por dia ou 50 observações nos quatro dias.
Aqui usamos, Inatagram, Facebook, WhatsApp, Tweeter, e-mails, telefonemas, contato direto (corpo-a-corpo virtual) etc..
Convide pais, filho(a)s, cônjuges, companheiro(a)s, parceiro(a)s, amigo(a)s, vizinho(a)s, coleg@s, enfim, diferentes pessoas a participarem.

IMPORTANTE: Se for permitido em sua região, e você puder ir a parques, unidades de conservação e áreas verdes, vá em duplas ou em pequenos grupos com pessoas de seu convívio diário, tomando todas as medidas de segurança, como máscara, álcool gel, sabão, sacos plásticos para máscaras e lixo, protetor solar, boné, vestimenta e calçados apropriados, repelente, muita água e um lanche.
Bora divulgar e esquentar!
Projetos no Brasil

Ingresado el 16 de septiembre de 2020 por ericfischerrempe ericfischerrempe | 0 comentarios | Deja un comentario

Archivos