Archivos de diario de enero 2021

01 de enero de 2021

Ciclo de Chelonarium signatum

Em março de 2020, fotografei um cupim (identificado aqui no Inat como Heterotermes sp.) que estava sob a casca de um tronco de mangueira (Mangifera indica) que iniciava seu processo de decomposição. Para minha supresa, quando passei a foto da câmera para o computador e pude ver a imagem ampliada, percebi que havia outra criatura ali, próxima.
Fiz o upload da imagem aqui e também enviei para o site Insetologia (www.insetologia.com.br). Encontrei essa criaturinha outras vezes e, por não perceber suas perninhas, acabei deixando que escapassem. Elas sempre estavam na madeira, muitas vezes próximas de outros animais: milipedes, formigas, cupins, lagartas broqueadoras...até que, finalmente, consegui encontrar 3 delas e, juntamente com um pedaço de madeira, coloquei em um recipiente plástico e vedei com tecido e elástico.
Durante o tempo em que acompanhei, percebi que se alimentavam da madeira e que tendiam a se esconder em lugares escuros.
Sua anatomia e coloração proporcionam uma camuflagem espetacular, e, muitas vezes quando procurava por eles no pote para Quando manipulados, permaneciam imóveis e em formato de "vírgula", sem serem perturbados, permanecem esticados.
Sua identidade foi um mistério até abril, quando o Cesar, do Insetologia, encontrou um poster (: https://homepages.uni-tuebi...) com o desenho de uma larva semelhante e identificado como Chelonarium! Viva!
Me lembrei que na primavera e verão anteriores, havia visto muitos Chelonarium signatum e também Chelonarium ornatum. Identidade encontrada, agora era preciso segurar a ansiedade para acompanhar o restante do ciclo.
Em outubro, uma das larvas empupou, mas infelizmente, não completou o ciclo. Poucos dias depois, outra larva empupou e, essa sim, completou o ciclo, revelando ser Chelonarium ornatum. A terceira larva não chegou a empupar. Nesse mesmo período, encontrei vários adultos do mesmo gênero, inclusive acasalando (espero encontrar mais larvas em 2021!). A larva que acompanhei, completou o ciclo em novembro.
Para ver o ciclo, acesse: https://www.insetologia.com.br/2020/03/criatura-termitofila-em-minas-gerais.html

Publicado el enero 1, 2021 09:52 TARDE por tamiranda tamiranda | 0 comentarios | Deja un comentario

Archivos